O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) emitiu uma denúncia contra o vereador Bryan Freire e sua esposa, acusados de agredir fisicamente e verbalmente uma enfermeira no Hospital Municipal de São Pedro da Água Branca. O incidente ocorreu na última sexta-feira (25), quando a profissional de saúde solicitou informações do casal para o preenchimento da ficha hospitalar, que logo em seguida deferiram a ela vários xingamentos e agressões físicas.
Em uma nota pública, o Coren condenou veementemente as agressões sofridas pela enfermeira e declarou que levará o caso à justiça. “O Coren repudia qualquer forma de violência contra profissionais da saúde e está tomando todas as medidas legais necessárias para que este caso seja devidamente punido”, diz a nota.
A situação ganhará ainda mais visibilidade na noite de hoje (28), quando profissionais da saúde se reunirão para uma manifestação em frente à Câmara Municipal de São Pedro da Água Branca. O ato acontecerá durante uma audiência que discutirá o incidente, buscando chamar a atenção para a importância do respeito e segurança dos trabalhadores da área de saúde.
Até o momento o vereador Bryan Freire não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o caso.
Confira a baixo a nota de repudio do Coren-MA:
O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA) manifesta sua veemente repulsa ao ato de suposta agressão física perpetrado contra a enfermeira Ana Maria Rodrigues Martins, ocorrido em 25 de agosto no Hospital Municipal de São Pedro de Águas Brancas. É com profunda indignação que repudiamos qualquer forma de violência contra profissionais de enfermagem, que dedicam suas vidas ao cuidado da saúde da população.
O COREN-MA também ressalta que já tomou conhecimento de que o exame de delito foi realizado pela polícia, e estamos em contato direto com a enfermeira Ana Maria Rodrigues Martins para prestar toda a assistência necessária neste momento difícil. Nossa instituição está comprometida em acompanhar de perto o desdobramento desse caso e em colaborar com as autoridades competentes para garantir que os responsáveis por essa agressão sejam devidamente responsabilizados perante a justiça.