O brasileiro que fugiu de presídio nos EUA após ser condenado pelo assassinato da ex namorada maranhense, foi incluído na lista vermelha da Interpol nesta segunda-feira (11). O caso, que vem repercutindo em todo o país, ganhou mais essa atualização. O brasileiro Danilo Cavalcante está foragido após fugir de presídio nos Estados Unidos.
Ele foi condenado a prisão perpétua pelo assassinato, em 2021, da ex namorada, Débora Brandão, que era maranhense natural de Balsas. Mas fugiu poucas semanas depois de ser preso. A lista vermelha é um alerta às autoridades de todo o mundo para localizar e prender provisoriamente um fugitivo.
Também existe uma recompensa para quem souber sobre a localização do fugitivo, o valor subiu para US$ 25 mil (R$ 123,2 mil). As informações foram divulgadas pelo Gabinete da Procuradoria Distrital do Condado de Chester, no Estado Norte Americano da Pensilvânia.
Irmã do brasileiro é detida e pode ser deportada
No último domingo (10), a polícia dos Estados Unidos confirmou a detenção da irmã do brasileiro que está foragido da justiça. Ela foi detida pelo órgão de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos Estados Unidos (ICE) e aguarda processo de deportação.
Danilo Cavalcante foi condenado a prisão perpétua por homicídio no estado da Pensilvânia e ganhou notoriedade internacional ao escapar da prisão, escalando um muro e evadindo a custódia policial. Até o momento, o paradeiro de Danilo é desconhecido e as forças de segurança seguem em intensa busca pelo fugitivo.
Não foi confirmado se Eleni Cavalcante tem qualquer relação com a fuga de seu irmão. No entanto, a Polícia do Estado da Pensilvânia, mencionou que ela enfrenta alguns problemas de imigração.
Segundo as investigações, Danilo já era procurado por outro homicídio cometido no Brasil, entrando ilegalmente nos Estados Unidos para fugir das autoridades brasileiras. A busca pelo brasileiro está em seu 11º dia e envolve uma operação massiva com centenas de agentes, drones e helicópteros. Alertas foram emitidos na região e várias escolas e atrações turísticas foram fechadas.
No sábado (9), Danilo foi visto pela região de Phoenixville, cerca de 40 km do local de onde fugiu. As autoridades suspeitam que ele possa estar utilizando uma van branca roubada para se deslocar.
Relembre o caso
Danilo Sousa Cavalcante fugiu da prisão de Chesco no dia 31 de agosto e desde então uma força-tarefa foi criada para sua captura, envolvendo agentes da SWAT, delegados federais e policiais estaduais e do condado de Chester.
O fugitivo foi condenado pelo assassinato de sua ex-namorada, Débora Evangelista Brandão, ocorrido em abril de 2021. Brandão, que tinha 34 anos e era mãe de dois filhos, foi morta a facadas na frente das crianças. De acordo com a promotoria, Cavalcante teria cometido o crime após Brandão descobrir que ele era procurado por outro homicídio no Brasil.
Enquanto a caçada continua, medidas internas também estão sendo tomadas: um carcereiro foi demitido por permitir a fuga de Cavalcante.
Em nota, o Ministério Público do Condado de Chester alertou que Danilo é considerado extremamente perigoso e pediu para que qualquer informação sobre seu paradeiro seja comunicada imediatamente às autoridades.