Um motorista que estava transportando uma carga irregular com aproximadamente 1.000 mil caranguejos uçá vivos, foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-010, em Imperatriz e teve a carga apreendida. Segundo a PRF, o condutor informou que não tinha nota fiscal eletrônica (DANFE), também não tinha Guia de Transporte de Animal (GTA) e nem documento ambiental que acobertar a carga de caranguejos vivos, em desacordo com a legislação, além do acondicionamento sanitário impróprio. Antes da abordagem, a equipe da PRF já tinha recebido a informação de que o referido veículo havia se evadido da fiscalização do posto avançado de Itinga do Pará.
Ao total, foram apreendidos aproximadamente 200kg de caranguejo, divididos em dez sacos com cerca de 100 caranguejos em cada. O motorista informou que havia comprado a mercadoria em Castanhal/PA, pelo valor de R$2,50 a unidade e que revenderia pelo valor de R$3,50 cada.
Além disso, durante a vistoria de carga, foi verificado que o motorista também transportava 136kg de camarão, 122kg de salmão e dez unidades de lombo de bacalhau, onde foram apresentadas a nota fiscal posteriormente à fiscalização, com exceção dos caranguejos. O condutor informou que vinha de Belém/PA com destino à Imperatriz trazendo produtos alimentícios para alguns restaurantes.
Uma equipe da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), após a fiscalização, lavraram o termo a seu respectivo auto de infração e liberaram a carga que estavam nos isopores (camarão, salmão, queijo búfalo e bacalhau). A equipe de agentes rodoviários entraram em contato com o IBMA de Imperatriz para informar sobre o transporte irregular da carga viva de caranguejo, que orientou sobre a apreensão para a fiscalização do Órgão Ambiental.
Uma equipe do IBMA esteve no local para o lavratura dos respectivos autos de infração de cunho ambiental e responsabilidade sobre a apreensão e encaminhamento da carga viva. A PRF encaminhou um Boletim de Ocorrência para a Sefaz/MA, Sefaz/PA, AGED/MA e ADEPará e IBMA para o conhecimento e providências.