Em Bacabal, um casal foi preso nesta quinta-feira (03) com 53 canetas do medicamento Mounjaro, utilizado no tratamento do diabetes tipo 2 e também para emagrecimento. Segundo a polícia, eles foram autuados em flagrante pelo porte ilegal do medicamento sem as devidas autorizações sanitárias.
O casal foi liberado após o pagamento de fiança no valor de R$ 10 mil por pessoa. Eles responderão ao processo em liberdade.
Os dois estavam em um veículo de passeio vindo de Teresina (PI) quando foram abordados em uma fiscalização de rotina. Durante a inspeção, os policiais encontraram os produtos.
O Mounjaro é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas sua aquisição é permitida apenas com prescrição médica, de acordo com a necessidade individual do paciente.
Outra prisão envolvendo o medicamento
Em Imperatriz, no mês de fevereiro, um homem foi preso no Aeroporto da cidade em posse de 61 canetas do medicamento Mounjaro.
A prisão ocorreu durante uma fiscalização, quando os policiais identificaram que o homem transportava grande quantidade do medicamento sem a devida comprovação legal de aquisição.
As canetas de Mounjaro foram importadas de Londres, na Inglaterra, e seriam destinadas a pessoas jurídicas no Maranhão. No entanto, a venda do medicamento é restrita a pessoas físicas que apresentem a documentação exigida pela Anvisa para importação e uso próprio, conforme previsto na RDC nº 81/2008 e RDC nº 488/2021.