Sobe em 25% os casos de latrocínios no Maranhão, o estado registrou 75 casos de roubos seguidos de mortes em 2020, número que aumentou no ano seguinte. De acordo com o Anuário Brasileiro do Fórum de Segurança Pública, em 2021 o número saltou para 94 casos, tendo um aumento de 19 latrocínios.
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), Sílvio Leite, apesar do aumento, a capital maranhense está em primeiro lugar no ranking de redução, no Nordeste, de crimes violentos. O secretário ainda relatou que uma das formas de minimizar a incidência da criminalidade é diminuir os ambientes favoráveis aos crimes.
Ainda de acordo com o Anuário Brasileiro do Fórum de Segurança Pública, em 2021 o Maranhão registrou o maior aumento de roubo e furto de veículos no país e teve, ainda, a segunda menor despesa por pessoa com a segurança pública, além do crescimento de crimes como latrocínios e estupros.
Segundo o secretário da SSP-MA, uma das formas de minimizar a incidência da criminalidade é diminuir os ambientes favoráveis aos crimes.