Seis criminosos foram presos em flagrante por envolvimento em fraudes durante concursos públicos, na tarde de ontem (14), nas cidades de Vargem Grande e Nina Rodrigues, no estado do Maranhão. Segundo informações fornecidas pela polícia, o grupo criminoso operava realizando as provas no lugar dos candidatos reais inscritos nos concursos.
A ação policial foi desencadeada após as autoridades receberem denúncias sobre as práticas fraudulentas. Diante disso, o Ministério Público coordenou uma equipe da Polícia Civil para identificar os seis indivíduos envolvidos e o local onde as fraudes seriam perpetradas.
Todos os suspeitos foram capturados no momento em que deixavam os locais de prova e posteriormente foram conduzidos para a Delegacia de Vargem Grande. Vale ressaltar que o líder do grupo criminoso já havia sido detido pelo mesmo crime na cidade de Buriticupu, no ano de 2022.
De acordo com as autoridades policiais, a quadrilha operava substituindo os verdadeiros candidatos inscritos nos concursos e transmitia o gabarito para eles por meio de mensagens de texto (SMS) em seus celulares. Além disso, estabeleciam um acordo com os candidatos legítimos, os quais deveriam pagar a quantia de 5 mil reais após assumirem os cargos públicos.
Os concursos públicos das prefeituras de Vargem Grande e Nina Rodrigues ocorreram no último domingo, dia 14 de abril, com a participação de 8.109 candidatos aptos para realizar as provas. Os certames ofereciam vagas para diversos níveis de escolaridade, abrangendo desde o ensino fundamental até o ensino superior.