Foi assassinado, no fim da tarde desta sexta-feira (14), o empresário Josival Cavalcante da Silva, conhecido como “Pacovan”, em um posto de combustível, na cidade de Zé Doca, a cerca de 315 km de São Luís. Segundo a Polícia Civil, o homem, suspeito de ser um dos maiores agiotas do Maranhão, foi morto com aproximadamente 10 tiros.
O crime foi registrado por câmeras de segurança. Nas imagens, dois homens chegam ao posto em um veículo Siena preto. Um deles se aproxima do empresário e atira. Já o outro envolvido, olha a vítima no chão, aponta a arma, mas em seguida volta para o carro e a dupla foge.
Na hora dos tiros, além de Pacovan, o motorista dele, que não teve o nome divulgado, também foi baleado. Os homens foram socorridos e levados para o Hospital de Zé Doca, porém o empresário chegou ao local sem vida. O motorista está internado e ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima.
Após o crime, o veículo usado pelos assassinos foi encontrado em chamas em uma estrada vicinal do município. O empresário já tinha condenação por crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa no Maranhão. Segundo as investigações, o carro usado no assassinato tinha placas da cidade de Fortaleza, no Ceará, mas pode se tratar de um veículo clonado.
A Polícia Civil do Maranhão está investigando o crime, que tem características de execução. Há suspeita de que quatro pessoas estariam envolvidas no crime, mas isso ainda será investigado. Até o momento não há informações sobre autoria e motivação do assassinato.