A Polícia Civil, com apoio do Ministério Público, deflagrou hoje (24) a operação Justiça Cega, cumprindo o mandados de prisão contra os ex-prefeitos, Elizeu Moura da cidade de Pierapemas, e Marcos Antônio Rodrigues, conhecido como ruivo, do município de Cantanhede.
Os dois são suspeitos de associação criminosa, corrupção passiva e ativa, falsificação material e ideológica de documentos públicos e particulares, uso de documentos falsos, peculato, lavagem de capitais e fraudes em licitações.
Os ex-prefeitos já haviam sido presos em dezembro do ano passado, na primeira fase da operação, intitulada Maat, porém conseguiram habeas corpus e deixaram a prisão no mesmo mês.
O mais maranhão deixa o espaço aberto caso a defesa dos ex-prefeitos queiram se pronunciar
RELEMBRE O CASO
A Operação Maat (deusa grega da Justiça) teve origem em uma investigação de aproximadamente três anos, do Ministério Público, da promotoria de Cantanhede, com apoio da Polícia Civil do Maranhão. Deflagrada no dia 13 de dezembro de 2023, resultou na prisão de cinco pessoas.
Além dos dois ex-prefeitos, o também ex-prefeito Domingos Costa, conhecido como “Padre”, da cidade de Matões do Norte, a filha de Eliseu e um vereador da cidade de Matões do Norte, também foram presos.
Cantanhede
O ex-prefeito de Cantanhede foi preso por desvios de recursos na locação de veículos para uso das secretarias municipais.
Matões do Norte
O ex-prefeito Domingos Costa e o vereador Gessivaldo Mendes foram presos por desviar dinheiro através do arrendamento de um posto de gasolina, sem formalização da licitação necessária para abastecer a prefeitura.
Pirapemas
Uma das razões para as prisões preventivas do ex-prefeito e de sua filha Melissa Moura, foi a não execução do projeto de construção de uma ponte sobre o Rio Pirapemas, onde foram prestadas contas, usando imagens de outra obra como prova.