Um homem foi preso em flagrante, na manhã de hoje (19), na cidade de Sucupira do Norte, acusado de armazenar e disponibilizar cenas de abuso e exploração sexual infantil na internet. A detenção ocorreu durante a deflagração da operação “Conteúdo Proibido II”, conduzida pela Polícia Federal (PF) do Maranhão.
De acordo com informações da PF, o criminoso traficava esse conteúdo tanto em território nacional quanto internacional. A operação, que teve seu nome inspirado na ilegalidade do tráfico de imagens e vídeos envolvendo crianças e adolescentes, foi realizada com o objetivo de combater o abuso sexual infantil, conduta veementemente proibida pelas leis brasileiras e tratados internacionais.
A operação desencadeou ações que resultaram em mandados de busca e apreensão na residência do acusado, bem como a quebra de dados telemáticos. Durante a intervenção policial, foram apreendidos equipamentos e mídias que passarão por exames periciais, visando identificar possíveis outros envolvidos nessa rede criminosa.
Essas investigações são de responsabilidade da Delegacia de Polícia Federal em Caxias/MA. Se comprovadas as suspeitas, os responsáveis poderão responder por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, especificamente os artigos 241-A e 241-B, relacionados ao armazenamento e disponibilização de conteúdo pornográfico infantil. As penas para tais crimes podem somar até 10 anos de reclusão.
O avanço das ferramentas tecnológicas permitiu que as autoridades rastreassem a atuação desses criminosos na rede mundial de computadores, identificando e coletando provas digitais armazenadas em equipamentos eletrônicos.
A Polícia Federal ressalta a gravidade deste tipo de crime, enfatizando que o consumo desse conteúdo proibido incentiva a prática de violência sexual contra crianças, causando danos psicológicos e sociais irreversíveis às vítimas. Destaca-se ainda a importância da sociedade em denunciar qualquer forma de violência contra menores.
As investigações continuam em andamento, visando desarticular toda a rede envolvida neste triste e repudiável cenário.