A Polícia Civil do Maranhão cumpriu nesta terça-feira (06), um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado por violência doméstica e familiar, na cidade de Montes Altos, a cerca de 65 km de Imperatriz. Segundo as investigações, ele cometia agressões físicas e psicológicas contra a própria esposa.
Além das agressões contra a vítima, o homem responderá por perseguição e cárcere privado, inclusive contra os próprios filhos. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Montes Altos. Após as formalidades legais, o preso foi conduzido para a Unidade Prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
A prisão aconteceu no âmbito da Operação Shamar, deflagrada pela Polícia Civil em diversos estados brasileiros. No Maranhão, a operação acontecerá durante todo o mês como parte das ações do Agosto Lilás,dedicado ao combate à violência contra as mulheres.
Forças de segurança do Maranhão (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Centro Tático Aéreo) atuarão em ações policiais preventivas, educativas, ostensivas e repressivas em todo o estado.
As forças policiais do Maranhão estão trabalhando para combater esses crimes. Em Balsas, apolícia prendeu um homem investigado por ameaçar, agredir, perseguir e fingir um assalto contra a ex-companheira. No início do mês de julho, a polícia instaurou inquérito para apurar um crime de violência doméstica praticado pelo homem contra a vítima. Eles estão separados há cerca de um ano.
Segundo o inquérito, o homem não estava satisfeito com o fim do relacionamento enpassou a ameaçar a ex-companheira, com quem tem um filho, além de invadir a privacidade dela. Ainda segundo a polícia, o agressor colocou uma câmera escondida no carro da vítima e contratou um criminoso que, simulando um assalto, roubou o celular da vítima, obrigando-a a fornecer a senha de acesso, para que, quando o investigado estivesse com o aparelho, descobrisse com quem ela conversava.
O homem foi preso e autuado pelos crimes de perseguição, roubo e invasão de dispositivo informático de uso alheio.
Em Imperatriz, a Delegacia da Mulher iniciou investigações sobre dois casos de violência contra a mulher registrados nesse domingo (04) na cidade. O primeiro caso ocorreu na madrugada, nas proximidades da Avenida Babaçulândia. Em um video gravado por testemunhas, um homem tirando uma mulher de cima de uma moto de forma violenta, puxando a vítima pelos cabelos.
O segundo caso ocorreu na Rua Benedito Leite com Rua Sousa Lima, no Centro, e foi filmado por câmeras de segurança. Nas imagens, um homem aparece, também, puxando uma mulher pelos cabelos até chegar em uma residência.
A Delegacia da Mulher ressalta que nos dois casos, para que haja a prisão dos agressores, não é necessário que as vítimas denunciem ou queiram que os agressores sejam punidos. Qualquer informação que possa ajudar a identificar os acusados pode ser comunicada de forma anônima ao número (99) 8448-2836 ou ao 180.