Crime de homofobia causa motim dentro de presídio em Bacabal, cidade localizada a 240 km de São Luís. Segundo a polícia, dois detentos estariam mantendo uma relação homoafetiva dentro da Unidade Prisional de Bacabal, relação que foi reprovada por outros presos, o que levou a tentativa de homicídio da dupla. Sete detentos participaram do crime.
Ainda segundo a polícia, os detentos usaram barras de ferro para tentar tirar a vida das vítimas, que conseguiram correr até a grade de saída de um dos pavilhões e pediram ajuda aos policiais penais. Após o caso, os sete detentos envolvidos na tentativa do homicídio foram levados à Delegacia de Bacabal, onde foram autuados em flagrante pelo crime.
Quando inicio o movimento, foram usadas barras de ferro para tentar matar as vítimas, que conseguiram correr até a grade de saída de um dos pavilhões e pediram ajuda aos policiais penais. Os Policias agiram e usaram armas de eletrochoque para evitar o homicídio, mas depois os criminosos tentaram usar também colchões para matar as vítimas asfixiadas contra as grades de um pavilhão.
Em seguida, foram acionados o Corpo de Bombeiros e o SAMU, que conseguiram cortar algumas barras das grades que dão acesso à saída do pavilhão e assim as vítimas foram salvas. Sete detentos começam uma rebelião dentro da Unidade Prisional por não conseguirem prosseguir com o homicídio, mas foram detidos pela polícia penal.