A Polícia Militar do Estado do Maranhão prendeu três homens, membros de uma facção criminosa, na cidade de Itinga do Maranhão. As prisões aconteceram após os criminosos agirem de maneira suspeita ao entrarem em um clube na cidade. Além de encontrar com eles uma arma, a polícia encontrou na casa de um deles uma grande quantidade de drogas.
No final da manhã de ontem (15), a equipe da Polícia Militar de Itinga realizava investigações no bairro São Sebastião, à procura dos autores de um latrocínio ocorrido no último domingo (12), quando avistaram três homens que já eram conhecidos por serem membros de facções criminosas e pelo comércio ilegal de drogas.
A Polícia Militar juntamente com a Civil , realizaram as apreensões dos materiais de drogas e da pistola que um dos presos portava. Os presos são suspeitos também de cometerem crimes de tráfico de drogas, homicídios, tentativa de homicídios, roubos, e disparos de arma de fogo em vias públicas.
As penalidades para crimes de tráfico de drogas, homicídio e tentativa de homicídio no Brasil são definidas pelo Código Penal Brasileiro e pela Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006). Para o tráfico de drogas, as penalidades variam de pena de reclusão de 5 a 15 anos e pagamento de multa, quando não houver circunstâncias agravantes. A pena pode ser aumentada caso haja circunstâncias agravantes, como o envolvimento com menores de idade, uso de armas de fogo, tráfico em áreas próximas a escolas, entre outros.
O crime de homicídio no Brasil tem classificações e diferentes penalidades, como o homicídio simples, com a pena de 6 a 20 anos de reclusão; homicídio qualificado, com pena de 12 a 30 anos de reclusão, com agravantes como motivo fútil, meio cruel, emboscada, entre outros.
Homicídio privilegiado, que pode ter a pena reduzida, geralmente pela metade, quando o crime é cometido por motivo de relevante valor social ou moral. E o homicídio culposo, com pena de detenção de 1 a 3 anos, quando não há a intenção de matar, mas a morte ocorre devido à negligência ou imprudência.