De acordo com números contabilizados pela imprensa local, em 2024 Imperatriz registrou 145 assassinatos. O último caso foi o de um homem baleado no bairro da Caema, no domingo (29). Ele ainda foi socorrido, mas morreu no hospital.
Ainda segundo as informações contabilizadas pela imprensa, a maioria das vítimas são homens, mortos por armas de fogo. Os meses com mais ocorrências foram outubro e dezembro, com 17 casos cada.
Os 145 casos contabilizados pela imprensa Imperatrizense ocorreram da seguinte forma:
- Janeiro: 14;
- Fevereiro: 9;
- Março: 14;
- Abril: 8;
- Maio: 14;
- Junho: 9;
- Julho: 14;
- Agosto: 9;
- Setembro: 15;
- Outubro: 17;
- Novembro: 5;
- Dezembro: 17.
Os números de violência na cidade geram preocupação entre os moradores e autoridades locais, devido ao aumento no número de mortes em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados, também segundo dados da imprensa, 127 casos.
A partir de janeiro de 2025, Imperatriz terá a Secretaria de Segurança Municipal. Ricardo Seidel assumirá a pasta e o Coronel Edeilson será o secretário adjunto. A criação da secretaria foi uma das propostas de campanha de Rildo Amaral para tentar resolver o atual cenário de insegurança da cidade.
Enviamos uma solicitação de nota à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão, perguntando se os números registrados pela SSP coincidem com os contabilizados pela imprensa. No entanto, foi solicitado um prazo de até dez dias úteis para que essa informação seja repassada.