Mais de 1.500 munições foram apreendidas e quatro homens foram presos durante a “Operação Guardião”, ação da Polícia Civil do Maranhão de combate ao narcotráfico e crimes violentos no município de Pinheiro, na Baixada Maranhense. A operação ocorreu na tarde desta quinta-feira (24) e teve como foco a desarticulação de uma organização criminosa atuante na região.
Segundo a polícia, os presos são investigados por crimes de associação criminosa armada, tentativa de homicídio e porte ilegal de munição. A primeira prisão ocorreu após um dos investigados ser flagrado atirando contra um funcionário terceirizado da Delegacia Regional de Pinheiro.
Em resposta imediata, os policiais civis realizaram diligências que resultaram na prisão em flagrante do suspeito, que, de acordo com as investigações, seria responsável pelo fornecimento de armas e munições para facções criminosas da região.
Durante as buscas, foram apreendidas mais de 1.500 munições de calibres .40 e .38, além de uma pistola calibre 380. Outros três homens, suspeitos de envolvimento na tentativa de homicídio, foram presos no decorrer das investigações.
A força-tarefa foi realizada por equipes da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e da Delegacia Regional de Pinheiro. As investigações seguem em andamento, com o objetivo de localizar e prender outros integrantes do grupo criminoso.