Em uma operação, chamada Serpente realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal, foram apreendidos vários produtos falsificados avaliados em torno de R$ 4 milhões, na área central de São Luís. De acordo com a PRF, o centro da capital foi o principal foco dessa operação.
Nessa operação policial, foram apreendidos vários produtos eletrônicos, acessórios, brinquedos e itens de vestuário. Segundo a PRF, a maior parte desses materiais com indícios de falsificação, reproduzido de forma ilegal de marcas conhecidas no mercado. Outra parte da mercadoria não possuía documentação fiscal de procedência, configurando assim crime de descaminho.
A PRF ainda informou que um total de sete estabelecimentos comerciais foram flagrados na rua Santana e rua Sete de Setembro com produtos contrafeitos e/ou semelhante a descaminho.
No total foram apreendidos aproximadamente 4 milhões de produtos em mercadorias, em que se encontram em um deposito da Receita Federal do Brasil para os procedimentos cabíveis.