A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (09), uma operação para cumprir mandados de prisão, busca e apreensão contra um grupo de criminosos que utilizavam fotos de agentes públicos, principalmente de políticos, para aplicar golpes no Maranhão. Um dos investigados foi preso no município de Timon. Na casa do suspeito, drogas foram apreendidas pelos policiais. Ele também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. A operação também está sendo feita em cidades do Piauí e Ceará.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso agia utilizando indevidamente as imagens e nomes de agentes públicos, solicitando pagamentos de taxas, alegando envio de supostos apoios e projetos oficiais às vítimas. A polícia começou a investigar os crimes após os registros de boletim de ocorrência das vítimas, relatando que após fazerem o pagamento das taxas, desconfiaram da ausência dos projetos e do apoio aos benefícios prometidos aos seus municípios.
A megaoperação da Polícia Civil foi realizada nos três estados e no Maranhão foi feita pelo Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCCT), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) e pela Polícia Civil do Ceará, através da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos.
Com base nas investigações, o poder judiciário do estado do Ceará expediu as ordens judiciais para serem cumpridas contra os suspeitos de integrarem o grupo criminoso. No Maranhão, os criminosos aplicavam os golpes usando fotos de um deputado federal e de um ministro de Estado. Ao todo, a operação cumpriu nove mandados de busca e um mandado de prisão preventiva. Outro mandado de prisão continua em aberto e a operação segue para dar cumprimento às ordens judiciais.