A Polícia Federal do Piauí encontrou mais de 2 mil arquivos de conteúdos de abuso infantil armazenados nos aparelhos eletrônicos de um homem morador do município de Araióses, no Maranhão, durante a operação “Cosme e Damião”, deflagrada nesta terça-feira (14). De acordo com a PF, durante os últimos anos, o investigado armazenou diversos vídeos e imagens de exploração infanto-juvenil.
Os policiais deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão na casa onde o investigado mora e apreenderam celulares e computadores que serão analisados. O homem não foi preso, mas o caso continua sendo investigado pela Polícia Federal e ele pode responder pelos crimes de posse e compartilhamento de material de abuso, vitimando crianças ou adolescentes, com penas somadas de até 10 anos de prisão.
O mandado de busca e apreensão cumprido pelas equipes de Policiais Federais foi expedido pela Subseção Judiciária de Parnaíba, cidade vizinha de Araioses. A operação Cosme e Damião tem o objetivo de proteger vítimas de abuso sexual infantil, combatendo crimes de armazenamento, divulgação e vendas de arquivos digitais de conteúdos de abuso infantojuvenil por meio da Internet.
Alerta
A Polícia Federal alerta aos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes sobre a importância de monitorar e orientar os filhos sobre o mundo virtual, explicando a segurança e a privacidade online.
Maio Laranja
O Maio Laranja é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes. Assim como o Maio Amarelo foca na segurança viária, o Maio Laranja destaca a importância de proteger os direitos e a integridade das crianças e dos adolescentes contra qualquer forma de violência sexual.
Esta campanha busca mobilizar a sociedade para que todos estejam atentos aos sinais de abuso e explorem mecanismos para prevenir e denunciar esses crimes. A cor laranja foi escolhida por representar o calor e a energia, características que simbolizam a proteção e o acolhimento.