Uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã de hoje (30), está cumprindo mandados de busca e apreensão nos estados do Maranhão e São Paulo, para combater um esquema de importação ilegal de medicamentos para diabetes, que estão sendo utilizados por médicos e clínicas para o emagrecimento de pacientes na forma Off label, que ocorre quando o medicamento é prescrito para fins diferentes daqueles descritos na bula.
A operação chamada de “Off Label” é um desdobramento da prisão de um brasileiro, ocorrida neste mês de julho, que desembarcou num voo que vinha de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que havia feito conexão na Inglaterra, com 32 caixas do medicamento para diabetes. O medicamento tem o uso aprovado pela Anvisa, mas não é comercializado no Brasil e a importação deve atender aos trâmites legais.
Na ocasião, o homem tentou se livrar do pagamento de impostos das medicações, no valor de quase R$30 mil ao apresentar supostas receitas e laudos médicos, que após serem analisados pelos técnicos da Anvisa, foram constatados como falsos, evidenciando a intenção de comercializar o medicamento.
Essas apreensões que deu início a Operação Off Label, tem sido feita de forma recorrente pela Receita Federal em 2024. Somente neste mês de julho, ocorreram prisões de seis pessoas e a apreensão de 157 caixas do medicamento.