Em Bacabal, a 252 km de São Luís, o Policial Militar, Janilson Lemos Gomes ajudou uma mãe a salvar a vida de sua bebê, de dezoito dias, que estava engasgada com leite materno dando instruções por telefone. A mãe da recém-nascida, havia acabado de amamentá-la quando percebeu que a bebê estava engasgada, sem conseguir respirar e começando a ficar roxa.
A mãe ligou desesperada para a Central de Operações (COPOM) solicitando o contato do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O Sargento Janilson estava de serviço e atendeu o chamado, pedindo que a mulher mantivesse a calma e explicasse a situação.
A mulher relatou que sua irmã, Silvana, havia acabado de amamentar a bebê quando percebeu que a criança estava engasgada e começando a ficar roxa, indicando uma severa dificuldade respiratória.
Apesar de o SAMU já ter sido chamado, a equipe de emergência ainda não havia chegado ao local, levando a família a recorrer à Polícia Militar. O que não esperavam era que a ajuda vital chegaria por meio de uma ligação telefônica.
O Sargento Janilson, percebendo a urgência da situação, forneceu orientações de primeiros socorros por telefone. Ele instruiu a mãe a colocar a criança deitada de barriga para baixo na palma de sua mão e dar três tapinhas nas costas da bebê.
O resultado foi imediato. A bebê chorou e retomou a respiração normal, para o alívio de todos.
Em reconhecimento ao gesto heroico, a mãe da recém-nascida convidou o Sargento Janilson para ser o padrinho de sua filha. Uma demonstração sincera de gratidão que eternizou este momento extraordinário na carreira do policial e na vida desta família.