As três armas foram apreendidas na zona rural do município de Pedra do Rosário, a 178 km de São Luís. A suspeita é que elas pertencem a um grupo de facção responsável por vários homicídios na região.
As armas serão encaminhadas para o Instituto de Criminalística para exame de comparação balística, com projéteis encontrados nas vítimas dos assassinatos registrados.
Os exames de comparação balística são parte importante da investigação de crimes que envolvem armas de fogo. Eles são feitos por especialistas em balística forense e têm o objetivo de determinar se uma bala ou estojo de munição encontrados em uma cena de crime podem ser relacionados a uma arma de fogo específica.
Durante os exames são feitas as análises e as comparações microscópicas, que confirmam as características dos disparos e os padrões de desgaste.
O combate às facções criminosas é uma prioridade e um grande desafio para as forças de segurança do Maranhão. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado, as facções estão envolvidas na maior parte dos crimes registrados atualmente no Maranhão, como casos ligados a roubos, sequestros , tráfico de drogas e homicídios.
Existe uma força tarefa no estado na tentativa de conter essas organizações criminosas e as desarticular de maneira financeira, por meio de apreensões de armas e prisões de pessoas envolvidas.