Três pessoas foram presas por porte ilegal de arma de fogo, durante uma operação da Polícia Civil, nesta quarta-feira (15), no município de São Bento, na Baixada Maranhense. Entre os presos estão um ex-major do Exército e um médico que atua em municípios da região. A operação resultou na apreensão de pistolas, revólveres, escopetas, rifle, espingardas, uma grande quantidade de munições, coletes à prova de balas, rádios comunicadores e celulares.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Vara Única da Comarca de São Bento. A operação contou com o apoio da 5ª Delegacia Regional de Pinheiro e das Delegacias de Alcântara, Mirinzal, Pinheiro, Viana e Zé Doca. Os três investigados foram conduzidos ao 1º DP de São Bento, onde foram autuados em flagrante.
A quantidade e diversidade de armamentos apreendidos chamou a atenção das autoridades e o material passará por perícia. As investigações seguem para identificar a origem do armamento e apurar se os presos têm envolvimento em outros crimes da região.
Posse ilegal de arma de fogo
A posse de arma de fogo no Brasil é regulada pelo Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), que estabelece critérios rígidos para a aquisição e manutenção de armas em residências ou locais de trabalho. De acordo com a legislação, possuir uma arma de fogo sem a devida autorização configura crime de posse ilegal, com pena de reclusão de 1 a 3 anos, além de multa.