Duas pessoas foram presas em flagrante, em São Luís, pela Polícia Civil do Maranhão com apoio da Polícia Civil do Acre, após receberem uma caixa de livros que tinha cerca de 500 gramas de cocaína, 5 kg de crack e 7,5 kg de maconha dentro dos livros. A carga foi transportada por uma empresa aérea do Estado do Acre até o Maranhão.
A investigação foi feita pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), que identificou uma caixa que chegaria na capital do Maranhão enviada do município de Rio Branco, Estado do Acre, após receberem informações que traficantes estariam usando o transporte aéreo para trazer as drogas.
A Polícia Civil do Maranhão abordou os suspeitos no momento em que eles colocavam a caixa com os livros, que escondia a droga, dentro do porta-malas de um veículo. Segundo os policiais, os homens ficaram nervosos com a abordagem e não sabiam dizer de onde a caixa estava vindo e nem qual era seu destino.
Os dois homens responderam por tráfico de drogas e associação ao tráfico, eles foram encaminhados à Central de Inquéritos e Custódia da Comarca da Ilha onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário, e as investigações prosseguirão para identificar todos os responsáveis pelo envio da droga.