A Polícia Civil recuperou um veículo pick-up modelo Hilux, no Povoado Carmo, na zona rural do município de Coelho Neto, no Maranhão, que havia sido roubado na cidade de Teresina, no Piauí, no ano de 2013. Um homem de 29 anos que estava em posse do veículo foi levado à delegacia, para os procedimentos legais, pelo crime de receptação.
A ação da polícia aconteceu na última quinta-feira (18), através da Delegacia de Polícia da cidade de Coelho Neto. A recuperação do veículo é resultado de uma investigação da Polícia Civil do Maranhão e do Piauí. A ação tem o objetivo de investigar a adulteração e vendas de veículos tomados por roubos ou furtos.
Outra ação da Polícia Civil que recuperou moto no Pará roubada em Imperatriz
Uma moto roubada em Imperatriz foi recuperada pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), na cidade de Canaã dos Carajás, no estado do Pará. De acordo com informações da Delegacia de Roubos e Furtos de Imperatriz (DRFI), consta no boletim de ocorrência que no mês de janeiro deste ano, a vítima foi surpreendida por dois homens armados próximo à Estrada do Arroz, que deram voz de assalto e levaram a motocicleta.
As investigações começaram após uma multa chegar na casa da proprietária da moto em Imperatriz. A recuperação da motocicleta contou com o apoio da Polícia Civil do Estado do Pará. Durante as investigações, as equipes de policiais civis do Maranhão e do Pará, conseguiram localizar onde o veículo estava escondido. Um homem foi autuado pelo crime de receptação. A moto foi recuperada e devolvida à legítima proprietária.
O que é crime de receptação?
O crime de receptação é caracterizado pela aquisição, recebimento, transporte, ocultação ou até mesmo a guarda de bens provenientes de crime, sabendo-se que são produtos de ilícitos. Em resumo, é quando alguém adquire ou guarda algo que sabe ser fruto de roubo, furto, estelionato ou qualquer outra atividade criminosa.
Esse crime é previsto no Código Penal brasileiro, no artigo 180, e é punido com pena de reclusão, variando de acordo com a gravidade do caso e as circunstâncias específicas. A receptação é considerada uma atividade criminosa que contribui para a perpetuação do ciclo delitivo, uma vez que incentiva a prática de outros crimes ao oferecer mercado para os bens obtidos de maneira ilegal.