A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu duas armas de fogo, nove munições e R$7.154 mil em espécie, escondidos em um compartimento oculto por trás do porta-luvas e do painel de um carro, no km 533, na BR-316, no município de Caxias, no Maranhão. A abordagem ocorreu durante uma fiscalização de alcoolemia.
O veículo era ocupado por três homens e segundo a PRF, um dos ocupantes tinha um mandado de prisão em aberto por roubo expedido na cidade de Demerval Lobão, no estado do Piauí, que foi constatado através de consultas nos sistemas da Polícia Rodoviária Federal. Dentro do carro também foram encontradas várias garrafas de cerveja.
Ainda de acordo com a PRF, durante a abordagem, tanto o motorista como os passageiros apresentaram várias contradições durante a apresentação dos documentos. O condutor do veículo também se recusou a fazer o teste do bafômetro, justificando que estaria ingerindo bebida alcoólica.
Além disso, o motorista e um dos ocupantes assumiram a propriedade das armas e alegaram que estavam portando como segurança pessoal, mas não apresentaram autorização para o porte. Em relação ao dinheiro em espécie, o motorista disse que o adquiriu de forma lícita, mas não conseguiu comprovar no momento da abordagem.
Os homens foram encaminhados ao Plantão de Delegacia de Polícia Civil de Caxias, inicialmente pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. O passageiro com mandado de prisão em aberto também foi apresentado para cumprimento da determinação judicial.