Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 26 quilos de super maconha durante abordagem de trânsito na BR-230, em Balsas, no Maranhão. A polícia fez a abordagem por causa da lanterna do veículo que estava com defeito.
Durante a fiscalização no veículo, que aconteceu ontem (23), os policiais sentiram o forte cheiro e logo em seguida encontraram 25 tabletes de substâncias análogas à maconha.
Segundo o condutor do veículo, o material veio do Pará e estaria indo para Pernambuco. Na situação, houve a ocorrência de tráfico de drogas. O condutor, as drogas e o veículo foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil local, para os procedimentos cabíveis.
Nos casos de ocorrência de tráfico de drogas no Brasil, são aplicadas penalidades baseadas no Código Penal. Esse é um crime que tem penas diferenciadas, a depender de cada prática, ou seja, para quem transporta uma quantidade considerada, para quem utiliza para consumo próprio ou, ainda, para quem produz e vende.
De acordo com a Lei Antidrogas, cada caso será julgado conforme a sua gravidade, de modo que o crime pode ser classificado como leve, médio ou grave, com pena de até 20 anos de prisão, além do pagamento de multa.