Matheus Evangelista Lima é o segundo foragido da Unidade Prisional de Santa Inês a ser recapturado pela polícia. Ele foi encontrado na laje de uma casa vazia, no bairro Terra Bela, no município de Buriticupu, nesta semana. Na semana passada, Geilson de Jesus Ferreira, , de 32 anos, foi encontrado na cidade de Bacabal, a cerca de 90 km do local da fuga.
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) confirmou a fuga de sete detentos da unidade prisional de Santa Inês na madrugada do dia 14 de janeiro. Segundo a nota, todos são considerados foragidos da justiça
Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), todos os sete foragidos, incluindo os que já foram recapturados, são considerados perigosos. Antes de escaparem da detenção, eles estavam em uma cela isolada, destinada àqueles que descumprem as ordens da unidade.
Eles pularam a parte mais baixa do muro do presidio, no local foi encontrada camiseta de um dos foragidos. Ainda de acordo com a Seap, a Corregedoria e o Serviço de Inteligência do Sistema Prisional do Estado do Maranhão estão apurando como a fuga foi planejada e executada.
Penalidades
A fuga de um preso é considerada um crime, e a penalidade para o preso que foge pode ser determinada com base no Código Penal Brasileiro e em legislações relacionadas. A pena prevista para o preso que foge é de um a três anos, além da pena já imposta ao condenado.
Caso o foragido tenha sido condenado por outro crime, a fuga pode resultar no aumento de sua pena. Caso o preso esteja em regime aberto ou semiaberto, ele pode ser transferido para o regime fechado como consequência da fuga.