A Procuradoria da República no Maranhão iniciou um inquérito civil para investigar danos ambientais na Praia do Caburé, no município de Barreirinhas. A ação do Ministério Público Federal (MPF) se deu após a denúncia de irregularidades na região, onde foram detectadas barracas instaladas próximas ao rio com esgotamento sanitário inadequado e descarte impróprio de lixo, tanto no rio como nos arredores dos restaurantes locais.
Segundo a portaria do MPF, o objetivo do inquérito civil é averiguar os possíveis impactos ambientais resultantes da instalação das barracas e cabanas de palha e madeira.
A investigação pretende determinar o alcance dos danos causados por estas ocupações irregulares e, posteriormente, responsabilizar os indivíduos envolvidos por violações das normas ambientais e sanitárias.
O MPF confirmou que ofícios já foram encaminhados aos estabelecimentos investigados e que o prazo para resposta está em andamento. Após a conclusão das diligências necessárias, os resultados serão remetidos à 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, para a tomada de medidas cabíveis.