A Polícia Civil de Balsas está investigando casos de golpes contra turistas na internet. De acordo com a polícia, a aplicação do golpe ocorre pelas redes sociais onde os criminosos criam perfis falsos de hotéis e pousadas, oferecendo valores de hospedagens bem abaixo do valor de mercado e com sorteios de brindes.
Ainda segundo a polícia, para enganar as vítimas os criminosos usam informações de hotéis e pousadas reais, e usam nos perfis fakes os logotipos e até as fotos postadas nas contas oficiais das empresas. Depois enviam ofertas para os turistas e pedem o pagamento para garantir os serviços por meio de pix.
A situação preocupa os hoteleiros da região que informam que estão sendo prejudicados por conta dos golpes. Apesar das investigações, até agora nenhum golpista foi identificado e preso. Algumas páginas criadas pelos criminosos continuam funcionando nas redes sociais.
A orientação da polícia, é para que as pessoas chequem o máximo de informações possíveis antes de confirmar as hospedagens, como verificar se a empresa possui CNPJ e evitar fazer pagamentos por meio de pix. Já quem foi vítima do golpe, deve registrar um boletim de ocorrência para investigação do caso.