Representantes de 76 municípios, sendo 280 educadores, se reuniram na Escola do Governo do Maranhão (EGMA), que fica no centro histórico de São Luís, para falar sobre a busca ativa escolar, isso é identificar alunos que abandonaram as salas de aula.
A chefe de escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em São Luís, juntamente com as instituições buscam saber os motivos pelos quais muitas crianças não conseguem concluir os estudos, principalmente no interior do Estado.
“A justificativa dessas crianças é que a escola é muito ruim. É o relato que fazem. A escola não tem programas, a escola não acolhe. É o modelo educacional que não consegue manter as crianças interessadas, aprendendo. Por isso que o programa da busca ativa trabalha com professores, gestores e equipes escolares, para que utilizem recursos criativos e capazes de manter as crianças nas escolas.” diz a chefe em entrevista.
Maranhão tem sido destaque nas realizações de ações previstas na atual edição da instituição, todos os municípios do Estado aderiram o Selo Unicef e vêm desenvolvendo atividades para um desenvolvimento sustentável.
O Selo Unicef desenvolveu uma plataforma que será usada pelos educadores para que identifiquem essas crianças que estão em fase de abandono escolar, para que sejam incentivadas a voltar às salas de aula.