Os moradores do município de Conceição do Lago Açú, distante 317 km de São Luís, ficaram assustados após aparecer uma grande quantidade de peixes sem vida no rio Grajaú. Em um vídeo gravado e postado nas redes sociais, mostra vários peixes pequenos e grandes descendo juntamente com a correnteza.
O engenheiro de pesca maranhense, Raphael Venâncio Alves da Silva, se pronunciou através de uma nota afirmando que o fenômeno pode ter acontecido por causa de uma inversão térmica, que é o desprendimento de matéria orgânica do fundo do lago, o que diminui drasticamente os níveis de oxigênio, tirando a vida dos peixes.
“Existe a suspeita de que tenha acontecido uma inversão térmica,
que é o desprendimento de matéria orgânica do fundo do lago, o que diminui drasticamente os níveis de oxigênio, causado pela água da chuva que é fria e densa e quando chega ao fundo revira o solo fazendo subir algumas substâncias, como amônia, nitrito e enxofre que aparecem por conta da degradação de matéria orgânica.
Uma situação que pode ter sido causada pela falta de oxigênio na água provocada pela poluição, esgoto ou lixo depositados no açude que aumentam a quantidade de matéria orgânica.”
A vigilância sanitária pediu para que a comunidade não comesse os peixes, pois estão impróprios para consumo.