O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi considerado oficialmente Patrimônio Natural da Humanidade. O título foi concedido em uma cerimônia, nesta sexta-feira (26), em Nova Déli, na Índia, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).
O selo da Unesco foi concedido porque os Lençóis Maranhenses cumpriram com os requisitos, que valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação. Outros locais de vários países como a China e Reino Unido também foram indicados para concorrer ao título. Os Lençóis era o único representante do Brasil.
Entre os critérios avaliados pela Unesco, que levaram o parque a conquistar o selo de Patrimônio Natural da Humanidade, estão sua beleza excepcional e o fato de ser um fenômeno natural único no mundo. A área dos Lençóis é considerado o maior campo de dunas da América do Sul, com 155 mil hectares. A gestão do local é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ( ICMBio).
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi avaliado na categoria natural. Veja os lugares que estavam concorrendo ao título:
China: Deserto Badain Jaran – Torres de Areia e Lagos, localizado na Mongólia, província da China.
Reino Unido e Irlanda do Norte: The FlowCountry – Maior extensão de pântano da Europa.
Bósnia e Herzegovina: Vjetrenica Cave, Ravno – Caverna com a maior biodiversidade do mundo, localizado em Zavala.
Ao todo, foram avaliadas 27 candidaturas ao título, entre culturais, naturais e mistas. A 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, está sendo realizada até o fim do mês na Índia. O dossiê com a candidatura dos Lençóis Maranhenses foi encaminhado em 2018 à Unesco.
Agora o Brasil tem oito locais declarados como Patrimônio Mundial da Humanidade. Além do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o país tem o Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, as reservas de Mata Atlântica, em São Paulo e Paraná, a Costa do Descobrimento, na Bahia e Espírito Santo, as áreas Protegidas da Amazônia Central e do Pantanal, a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás, o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco e o Atol das Rocas, próximo a cidade de Natal no Rio Grande do Norte.