Nesta segunda-feira (5), estão sendo abertas as inscrições para o programa Escola de Eletricistas, uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e com a Equatorial. Com o objetivo de formar profissionais para o setor de distribuição de energia elétrica, o projeto também visa promover a inserção no mercado de trabalho nas cidades de São Luís e Imperatriz.
O processo de inscrição e o curso são gratuitos, com um total de 50 vagas disponíveis – sendo 25 para São Luís e 25 para Imperatriz. O edital foi lançado na última segunda-feira (29), e as inscrições podem ser realizadas por meio do link https://encr.pw/EscolaEletricistasMA ou diretamente no site do SENAI Maranhão.
Os interessados precisam estar atentos ao limite de 200 inscrições por localidade, e às possíveis alterações dos prazos e regulamentos.
O curso é destinado a jovens e adultos maiores de 18 anos que possuam diploma de conclusão do ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B definitiva e dentro do prazo de validade.
Com uma carga horária de 40 horas semanais, o curso totaliza 480 horas de formação profissional e 112 horas de curso comportamental, com o objetivo de desenvolver habilidades cognitivas como raciocínio computacional, relacionamento interpessoal e estruturação de um Projeto de Vida – aumentando, assim, a empregabilidade dos participantes.
A duração aproximada do programa é de três meses e meio. Durante esse período, os alunos receberão uma ajuda de custo mensal para auxiliar na conclusão da formação.
O processo seletivo para a Escola de Eletricistas 2023 será realizado em etapas, todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A lista de candidatos aptos para a realização da prova objetiva será divulgada no dia 07/06/2023, com o início das aulas previsto para o dia 31/07/2023. As regras completas podem ser encontradas no edital do programa.