Eclipse Anular poderá ser visto em várias cidades maranhenses

Imagens de Notícias do Maranhão

Foto: NASA

No dia 14 de outubro, um eclipse solar anular será visto em todo o Maranhão. De acordo com a localização, tanto São Luís, quanto as cidades no interior do estado poderão observar o fenômeno.

A região centro-sul do estado terá a melhor visualização, e algumas cidades terão a obscuridade quase completa do sol, como em São Pedro dos Crentes e Buritirana, que serão os municípios com melhor localização para ver o eclipse no Maranhão.

Nessas regiões, a lua irá cobrir o sol em quase 90%. Em outras regiões, como Balsas, a lua irá diminuir bastante a visibilidade do sol e haverá a distribuição de lentes com filtros especiais, também acontecerá a distribuição em São Luís.

O QUE É UM ECLIPSE SOLAR ANULAR:

Um eclipse solar anular acontece após um alinhamento do sol, da lua e da Terra. A lua passa entre o sol e o planeta, assim como acontece em um eclipse solar total.

Especialistas explicam que o eclipse solar anular não cobre totalmente o sol, isso porque a lua vai estar localizada no ponto mais distante em relação ao planeta.
Com isso, a Lua vai cobrir boa parte do disco solar, deixando visível apenas um anel de luz visível.

No caso do próximo eclipse solar anular, o horário em que ele vai poder ser visto em cada uma das cidades difere por conta da movimentação dos astros e também da própria geografia de cada localidade.

COMO OBSERVAR O ECLIPSE DE FORMA SEGURA:

Existem formas que podem garantir segurança ao público na hora de observar o eclipse. No entanto, mesmo com todas as formas de segurança que possam ser adotadas, é necessário saber que olhar para o sol por muito tempo, mesmo durante o fenômeno, pode causar danos na visão.

Um dos equipamentos mais recomendados para quem quer observar um eclipse são os óculos de proteção especial, pois eles criam uma barreira entre os raios que vêm do sol e os olhos.

Além disso, existe a opção de filtros específicos em telescópios para a visualização do fenômeno. Vale lembrar que o tipo de filtro tem que ser adaptado para a observação astronômica e também ser de procedência segura.

Sair da versão mobile