Polícia prende em flagrante homens por extração ilegal de madeira em área particular no MA

Quatro homens foram presos em flagrante por extração ilegal de madeira em Açailândia

Imagens de Notícias do Maranhão

Imagem do momento da apreensão

Polícias Civis e Militares do Maranhão prenderam quatro homens por extração ilegal de madeira em uma propriedade privada na zona rural de Açailândia.

Os presos foram pegos em flagrante e juntamente com eles foram apreendidos um trator, motosserra, marretas e cunhas que estavam sendo utilizados para a extração de madeira nativa de forma ilegal.

A fazenda Santa Cruz em Açailândia, é alvo de invasão criminosa e as autoridades policiais estão investigando o caso. Os suspeitos poderão responder por crimes ambientais, extração ilegal de madeira nativa e invasão de propriedade privada.

No Brasil, a extração ilegal de madeira é proibida e regulamentada por lei. O Código Florestal Brasileiro (Lei Federal nº 12.651/2012) estabelece as regras gerais para o uso sustentável da vegetação nativa, incluindo a extração de madeira.

A Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998) define crimes ambientais, incluindo aqueles relacionados à extração ilegal de madeira. A extração de madeira sem autorização adequada pode resultar em penalidades como multas e/ou prisão.

Além da Polícia Civil e Militar, Polícia Rodoviária Federal também é responsável por fiscalizar esse tipo de crime, durante o transporte das cargas pelas rodovias. Somente em uma ação recente, a PRF apreendeu mais de 627m³ de madeira ilegal no Maranhão.

Sair da versão mobile